Páginas

domingo, 13 de novembro de 2016

O que significa Netflix? (bônus: o que significa a expressão "netflix and chill"?)


Você, que é capaz de passar múltimas horas na frente do computador fazendo maratonas de séries, finalmente se interessou em procurar saber o significa dessa palavra tão parte de nossas vidas hoje: Netflix. Mas para você que, por um motivo bem fora do usual, não sabe o que é esse serviço em si, eu também posso te ajudar. Netflix é um serviço global via streaming de séries e filmes, com atualmente em torno de 80 milhões de assinantes. Parte desse sucesso talvez venha do seu preço acessível, além de é claro da qualidade da plataforma.

Mas vamos lá! O termo Netflix na verdade é só uma combinação de duas palavras: net + flicks. Como você deve ter percebido, flicks, aqui, é escrito com "cks", ao inés de "x", e esse na verdade é o termo original e correto, que é interpretado como um sinônimo para a palavra movies (filmes). O que a plataforma fez foi talvez uma adaptação pra tornar o nome esteticamente mais bonito. A palavra net vem, obviamente, da palavra internet, o que duma forma abrasileirada ficaria algo mais ou menos como "netfilmes". Fácil de entender, já que se trata dum serviço que disponibiliza filmes na internet.

Agora, do que se trata a expressão "Netflix and chill"?

Para entendermos melhor o vocabulário da expressão, é preciso considerarmos agora o verbo chill. Você já ouviu falar dele? Ele é uma expressão informal que se refere ao ato de relaxar, se engajar em atividades mais passivas e caseiras, algo que geralmente as pessoas fazem aos finais de semana.

É preciso ter cuidado ao utilizar a expressão netflix and chill porque as vezes seu sentido é muito menos inocente do que ele inicialmente aparenta. Quando você diz Netflix and Chill para alguém, na verdade você está fazendo uso dum código bem conhecido para convidar alguém para ir a sua casa, assistir um pouco de filme e, a partir daí, ter relações sexuais com ela. Sendo que a parte do "assistir um pouco de filme" não é necessariamente obrigatória e o ato sexual pode vir logo de cara.

Mas é necessário ressaltarmos mais uma coisa. Se você não tem uma mente tão maliciosa assim e acha que essa expressão pode sim ser usada para se referir apenas ao ato de assistir filmes e relaxar com alguém, a notícia é que você não está sozinho nessa. Além de muitas pessoas preferirem levar pra esse sentido mais inocente, muitos nativos sequer conhecem o sentido malicioso que pode haver por trás. Só é saber usar a expressão no contexto certo e, claro, com quem você tem a liberdade de dar umas boas risadas. Para você entender esse possível erro de comunicação, veja só o diálogo que eu consegui no Urban Dictionary a seguir:

Brad: "Hey Julia wanna come over and watch Netflix and chill"
Julia: "Sure I'll pick up the condoms"
Brad: "Wait I thought we were just gonna watch Netflix and chill?"
Julia: "Netflix and Chill means we fuck, dumbass"

Take care!!!
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário