Páginas

sábado, 5 de julho de 2014

Uma maneira simples de melhorar a forma com que você se comunica em Inglês

Quando comecei a estudar Inglês, eu tinha o hábito de me delongar em tudo que dizia. Eu achava que isso partia apenas do meu desejo de conseguir reproduzir sentenças mais avançadas, mas então eu percebi que também era influência do Português. Claro que você não precisa levar isso ao pé da letra, mas você já notou o quão objetiva a língua inglesa é principalmente se comparada ao Português? Eu não quero levantar a discussão sobre se isso é um ponto negativo ou positivo. Isso realmente vai depender duma série de fatores. O fato é que, o que geralmente dizemos com mais palavras em Português, na língua inglesa ganha um poder incrível de concisão. Pra ilustrar o que eu estou dizendo melhor, veja só a forma correta e incorreta de se expressar em Inglês:

Incorreto:
As a matter of fact, I'm absolutely tired. Actually that's the reason why I don't really want to go to the movies tonight.

Correto:
I don't want to go to the movies tonight because I'm tired.

Perceba que as duas sentenças transmitem absolutamente a mesma ideia, mas o que torna a segunda alternativa correta é a sua característica concisa que representa muito bem a língua inglesa. Você pode estar se perguntando: mas por que considerar a primeira alternativa errada se todos os aspectos gramaticais estão corretos? A gramática não tem nada a ver com esse ponto de vista. Só quero demonstrar que, o que vimos na nossa língua como uma sentença complexa e digna de admiração, em Inglês é considerada errada. No Brasil, quando alguém não entende um texto complexo, a culpa é dele por ser um mau leitor; por outro lado, se um texto em Inglês é escrito de maneira complexa ao ponto de fazer o leitor confuso, a culpa é do escritor que não foi conciso o suficiente. Eu sei que essa é uma ideia que pode parecer tola para muitas pessoas, mas é capaz de fazer total diferença na vida dum estudante de Inglês recém chegado!

Por isso, tente se expressar com mais clareza. Se sentir que sua sentença não foi clara o suficiente, a refaça usando termos que você está mais familiarizado. Isso não significa que você vai se privar de conhecer vocabulário mais complexo e deixar de se expor a sentenças mais elaboradas. Isso significa que você vai começar a entender que entre o complexo e o simples, a melhor escolha é sempre a segunda. Se você levar isso em consideração, você vai ganhar aquela fluidez que todo mundo quer. That's all for today. Take care!

Nenhum comentário:

Postar um comentário