Páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O que significa "to take its toll"?

A expressão que estudaremos hoje tem a ver com uma música de Maroon 5 muito famosa, This Love. Você pode não lembrar dela pelo título, mas se tocada, com certeza você reconhecerá. A parte mais repetida da música, ou seja, o coro, tem uma expressão que me deixou um pouco intrigado na primeira vez que eu ouvi. A expressão é:  to take a/its/their toll. Veja o clipe abaixo e, em seguida, o trecho da música que mais nos interessa agora.



This love has taken its toll on me
She said goodbye too many times before
And her heart is breaking in front of me
I have no choice cause I won't say goodbye anymore

Na música, existe alguém sofrendo por amar uma garota que, além de ter sido difícil de satisfazer, agora está indo embora para nunca mais voltar. Algumas das possíveis tradução para This love has taken its toll on me é Este amor me causou dano, teve um péssimo efeito sobre mim. Perceba que, depois da expressão, a preposição ON é comumente encontrada, tanto para se referir a pessoas como a coisas. Sim, coisas também podem ser prejudicadas pelo mal efeito de algo. Veja este exemplo: Years of sunbathing took a toll on Mary's skin. [Anos de banhos de sol causaram danos à pele de Mary.]

Além de um amor complicado, muitos outros fatores podem trazer danos às pessoas ou coisas. Veja alguns outros exemplos:
1) Bringing up nine children had taken its toll on my mother. [Educar nove crianças causou danos a minha mãe.]
2) The desease has taken a horrendous toll in parts of Western Africa. [A doença causou danos horríveis em partes da África Ocidental.]
3) Drug abuse takes quite a toll on the lives of people. [Abuso de drogas causa um dano muito grande na vida das pessoas.]

3 comentários:

  1. Muito bom seu blog.
    Quando eu não entender algum expressão, eu venho aqui pra me informar. hehehe
    E essa música é maneira. rs

    Parabéns.

    -
    Se der passa lá no meu!!! é sobre minhas artes: ilustrações, caricaturas, etc...
    http://alemarquesarts.blogspot.com.br/


    UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa música... me fez gostar de Maroon 5, então, adorei a curiosidade... :)

    ResponderExcluir