Páginas

sábado, 16 de outubro de 2021

O que significa “shivers”? (Inspirado na música Shivers, Ed Sheeran)

 A música nova do Ed Sheeran está liderando o ranking mundial. “Shivers” fala sobre as sensações físicas e emocionais provocadas pela presença de alguém que se gosta. Eu começo explicando isso porque shivers, que dá título a música, se refere àquela sensação de arrepio que é muito associada a nossa espinha dorsal. Veja o verso da música:

And when you're close up, give me the shivers

To give someone shivers significa fazer alguém sentir algo muito intenso, seja por alegria, apreensão, ansiedade ou medo. Só que, como eu falei anteriormente, essa expressão faz alusão a sensação física de arrepios. De fato, poderíamos traduzir essa expressão para “fazer alguém se arrepiar”, mas que fique bem claro que nem sempre por um bom motivo. Um filme de terror, por exemplo, pode te dar essa mesma sensação física. Veja esse exemplo: that horror movie is giving me the shivers. I don’t think I’ll ever be able to go into the dark again, 

Essa expressão também é bem flexível e assume várias formas. Poderíamos dizer to send a shiver down one’s spine, como em It sent a shiver down my spine when Dorothy gave me such an amorous look. A preposição down nessa expressão pode ser substituída por up sem qualquer alteração de significado. Veja: Can we get out of here? This creepy old house is sending shivers up my spine!

Para finalizar, temos também a shiver ran down (one's) spine. Veja o exemplo:

A cold shiver ran down my spine at the thought of having to work for another minute in that awful restaurant.



Um comentário: