Páginas

terça-feira, 14 de agosto de 2018

O que significa a palavra AESTHETIC?

Os últimos posts entregam que eu tenho acompanhado Project Runway. Para quem ainda não sabe, trata-se dum reality show de competição entre designers de moda. E dentro desse universo, é claro que eu me depararia com muitas palavras relacionadas ao mundo da moda. Aesthetic é uma das mais recorrentes. Por isso, vamos estudá-la um pouquinho mais!

Aesthetic, como adjetivo, se refere a tudo aquilo que remete ao estudo, apreciação, noção e filosofia da beleza. Portanto, carrega um sentido positivo quando agregado a uma coleção de roupa, um prédio, um trabalho artístico, etc. Veja nesses exemplos:
  1. The new building has little aesthetic value/appeal.
  2. Furniture that is both aesthetic and functional.
  3. The pictures give great aesthetic pleasure.
Como substantivo, aesthetic se refere a um conjunto de princípios que governam a ideia de beleza em dado tempo ou lugar. No vídeo abaixo, você vê alguém definindo a origem da aesthetic dos anos 80. Nesse sentido, independente do que você ache bonito ou feio, asthetic é mais uma configuração de expressão do que uma opinião. 

Enquanto que no vídeo anterior, aesthetic é usado para designar a ideia de beleza de determinada época, no vídeo a seguir a palavra se refere a um conjunto de princípios de beleza expressados através, não apenas da aparência, mas também do comportamento, ações e ideologias. Por exemplo, quem nunca ouviu falar do emo aesthetic, grunge aesthetic, classy aesthetic? São estilos bem famosos. No vídeo, você vê uma youtuber te ajudando a achar o seu aesthetic.
Voltando para o contexto de lá de Project Runway, um dos motivos pelo qual a palavra aesthetic é tão usada no julgamento dos looks dos competidores é que ela também se refere ao estilo e gosto individual (além de sua expressão). Por isso, as vezes eles são acusados de ter um aesthetic acessível, fashionista, feio, moderno... (quando não são acusados de uma ausência total de qualquer aesthetic).

fontes: https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/aesthetic#dataset-examples
https://www.dictionary.com/browse/aesthetic?s=t

Nenhum comentário:

Postar um comentário