Páginas

quarta-feira, 11 de março de 2015

Como utilizar os determinantes (quantifiers) SOME & ANY

Em primeiro lugar, é necessário entender por que os determinantes some e any existem. Todas as vezes que você não pode usar a ou an, ou seja, os artigos indefinidos que se referem a substantivos contáveis, você usa some ou any. Eles são usados para se referir a substantivos incontáveis ou substantivos no plural. Por exemplo: The mother gave her baby some milk. Perceba que o substantivo milk é incontável, logo o quantifier some é admitido.

Mas aí você deve agora estar se perguntando quando optar por some ou any numa senteça. É muito simples. Só é você colocar na sua cabeça que usamos some geralmente em orações afirmativas e any em perguntas e em orações negativas. Por exemplo: You dont have any chance. / Are there any books here?

Se você for um estudante com um pouco mais de familiridade com o idioma, deve estar estranhando agora. É possível sim encontrar o determinante some em algumas perguntas como "would you like some coffee?". E já sanando essa dúvida, some é apenas utilizado em perguntas quando se trata dum pedido, assim como no exemplo citado anteriormente, e cuja resposta provavelmente seja afirmativa.

O contrário também acontece. Any também pode ser encontrado em orações afirmativas como  em "if you have any doubt, ask me". Neste caso, nós temos algumas regras para você memorizar. No caso do exemplo dado anteriormente, any foi usado porque apareceu após a conjulgação IF. A mesma coisa aconteceria se viesse após a conjulgação WHETHER. A segunda regra é bastante simples. Use any em sentenças afirmativas quando ele significar "qualquer", como em "take any book you need". E finalmente, use any quando houver palavra de sentido negativo na frase, como seldom, never, rarely, without, hardly, barely, scarcely, little, etc. Veja alguns exemplos:
He left without any money. (Ele saiu sem dinheiro algum.)
He rarely has any free time. (Raramente ele tem algum tempo livre.)
We seldom see any flower in their garden. (Quase nunca vemos alguma flor no jardim deles.)
My mother never buys any soft drink at the supermarket.

(Minha mãe nunca compra refrigerante algum no supermercado.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário