Páginas

domingo, 23 de novembro de 2014

Gramática: than I ou than me?

Essa é uma dúvida que pode surgir naturalmente no progresso dos estudos da língua inglesa. É comum que as pessoas as vezes confundam o uso das duas formas e acabem escolhendo de forma indiscriminada. Na verdade, a diferença entre than I e than me é mais pautada pelo nível de formalidade do que qualquer outra coisa. Mas você vai ver que, se não tomar cuidado, o sentido da sua sentença pode mudar completamente. Veja isso através dos exemplos abaixo:

1. She likes spaguetti more than I – Ela gosta de espaguete mais do que eu ( … more than I like =   mais do que eu gosto ) – than liga duas sentenças, duas idéias, função de conjução


2. She likes spaguetti more than me - Ela gosta de espaguete mais do eu ( … more than she likes me = mais do que ela gosta de mim ) – than compara duas pessoas, dois pronomes , função de preposição

Para eliminar de uma vez essa dúvida, só é você conferir se é possível terminar a sentença. Por exemplo, she likes spaguetti more than I DO. Ou seja, neste caso, o verbo DO está implícito, mas de alguma forma ele faz parte da idéia da sentença. É importante lembrar que até mesmo os nativos da língua inglesa tendem a usar o pronome reflexivo em ambos os casos. É uma questão de formalidade. Então, antes de você decidir o que usar, veja com quem você está falando e em que contexto você se encontra. Se for informal ou casual, não há muita preocupação. Espero ter ajudado. Talk to you next time!

Nenhum comentário:

Postar um comentário