Páginas

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O que significa e como usar o advérbio THEREBY [além da expressão thereby hangs a tale]

Thereby é uma palavra diferente das outras que geralmente abordo aqui no blog. Quando reservo uma palavra específica pra estudar, especialmente se são expressões, é mais fácil você me ver trazendo um substantivo, verbo ou adjetivo. Hoje eu decidi abordar a palavra thereby porque, além de ser um advérbio, é um advérbio muito interessante. Se você ainda não sabe, advérbios são aquelas palavras que modificam verbos, adjetivos e até outros advérbios. Em Português, a gente lembra logo dos advérbios de modo terminados em mente, como calmamente, certamente e adoravelmente; no Inglês, apesar das exceções, grande parte desses advérbios recebem o sufixo -ly, como calmly, certainly e adorably. Thereby, por outro lado, vem aí para nos lembrar das exceções.

Isso porque, ao contrário da maioria dos advérbios de modo, thereby não é precedido do sufixo -ly. Ele significa 'assim', 'desse modo', 'por esse meio', 'em ligação a isso'. Como você deve perceber, é uma palavra que serve para ligar a ideia anterior a uma outra posterior. Por exemplo, Will his offer of his heart save a little girl and thereby redeem his crimes? [A doação do coração dele salvará a garotinha e, assim, redimir seus crimes?] Perceba que o fato dos seus crimes serem redimidos é uma consequência da doação de seu coração e que, portanto, são ideias ligadas através do advérbio thereby.

Thereby hangs a tale também é uma expressão muito útil. Ela avisa que, conectada a uma ideia anterior, há algo interessante para ser contado [as vezes uma história longa]. Por exemplo, enquanto você está fofocando com um amigo, você diz que tem uma vizinha que sai de casa todas as noites e retorna só na manhã seguinte bem cedinho. Conectado a essa ideia, você se lembra de outra coisa que compromete ainda mais a situação da sua vizinha: ela tem problemas com álcool. Como ficaria toda essa conversa? Veja:

I have a neighbor who comes in late most mornings, and thereby hangs a tale. She has a drinking problem!

Veja que thereby está justamente no meio de duas histórias: primeira, sua vizinha chega tarde; segunda, ela tem problemas com bebidas. Em Português, thereby hangs a tale seria mais ou menos como dizer: ah, e tem mais. Ela tem problemas com bebidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário