Páginas

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Styles of walking

É engraçado que todo mundo tem uma maneira diferente de andar. Há momentos que conseguimos identificar alguém não pela sua aparência, mas pela maneira que ela anda. Além disso, existem não apenas as características intrínsecas de andar de um indivíduo, mas também, dependendo da ocasião, humor, pressa ou disposição, razões que alteram a nossa forma normal de caminhar. Eu, por exemplo, ando mais rapidamente, mais bruscamente. Em Inglês, eu diria: I walk briskly (bruscamente), fast/quickly/swiftly (rápido).

No entanto, há pessoas bem mais calmas e centradas na hora de andar. They walk slowly, calmly, quietly. Todos nós podemos aderir a este estilo quando estamos, por exemplo, andando de madrugada em casa tomando muito cuidado para não acordar ninguém: She had no sandals and walked barefoot. Em Português, diríamos que ela andou na ponta dos pés, ou seja, cautiously (cautelosamente).

Mas em geral, pra dar um toque específico na hora de descrever os estilos de andar, eu acho mais apropriado transformar o verbo walk (andar) em sua forma substantiva correspondente, que também é walk (ato de andar). Por exemplo, ao invés de dizer she walks clumsily (ela anda de forma engraçada), você poderia dizer she has a clumsy walk (ela tem um andar engraçado). Dessa forma, fica mais claro que ela anda sempre de forma engraçada, que faz parte da sua identidade, e não acontece apenas ocasionalmente. Você percebe algo importante? Walk como verbo se apropria de advérbios (geralmente terminado em -ly), já walk como substantivo, será descrito por um adjetivo.

To do a walk significa imitar/fazer um estilo de andar, geralmente pra entreter as pessoas. Veja o exemplo: She did a silly walk to amuse her friends. (Ela fez um andado engraçado pra entreter seus amigos.) Outros adjetivos que descrevem o substantivo walk são: funny/silly (engraçado), mincing (rápido com passos curtos), loose-limbed (ágil, flexível), sedate (calmo), stately (imponente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário