Páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Como dizer em Inglês "você está indo na direção errada" (quando alguém está fazendo uma escolha errada)?

Quando você chega a uma conclusão errada/preciptada ou está se encaminhando a uma decisão que não é a mais correta, você está barking up the wrong tree. Acontece muito com pessoas que agem ou tomam decisões importantes/corriqueiras sem pensar direito. Se prestarmos atenção no idiom ao pé da letra, veremos que, literalmente, quer dizer algo como "você está latindo para árvore errada". Eu não conheço a origem dessa expressão (e não estou muito preocupado com ela), mas dá pra imaginar que, quando um cachorro late pra a árvore errada pensando haver algo que vailha a pena latir (como um gato), ele está agindo ou fazendo a escolha errada.

Imagine que, na sua casa, sempre que algo acontece de errado, sua mãe não hesita em colocar a culpa em você. Certa vez, quando você ficou em casa sozinho com seu irmão, ele quebrou um vaso e fingiu que sequer sabia o que tinha acontecido. Quando sua mãe chegou em casa e se deparou com toda aquela bagunça, foi imediatamente a sua direção lhe enxendo de culpa. Você, ao tentar narrar o que aconteceu para alguém, diz: Mom barked the wrong tree when she accused me of breaking the vase. O que aconteceu aqui? Sua mãe fez a escolha errada entre as duas opções que tinha, ou seja, você e seu irmão. (As opções podem equivaler a mais de duas, entretanto.)

Você consegue imaginar o momento da nossa vida em que estamos mais propensos a bark up the wrong tree? Pra mim, na hora de escolher a profissão a seguir. Somos obrigados a ter que decidir o que faremos pro resto da vida muito cedo e, com tanta imaturidade, não penso que seja tão ideal assim. Se você conhece, por exemplo, alguém que estuda medicina por status, mas que, na sua concepção, deveria continuar com a primeira escolha de fazer Direito, você pode dizer: If he's planning to go to Law school, he's barking up the wrong tree by studying medicine.

Fonte: http://www.idiomeanings.com/idioms/bark-up-the-wrong-tree/

Nenhum comentário:

Postar um comentário