Páginas

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Collocations com a palavra BOOK

Se existe uma palavra que todos conhecem, independemente se é estudate de inglês ou não, esta palavra é BOOK. Existe até aquela sentença "the book's on the table" que todo mundo conhece e usa pra satirizar a língua inglesa. Book é uma palavra isolada que, assim como a maioria dos substantivos, é fácil de entender. O que você pode não saber, na verdade, é como combinar esse substantivo com um verbo, adjetivo ou até mesmo transformá-la em outras classes gramaticais, como por exemplo, de substantivo para verbo.

Se alguém te pedisse para descrever o último livro que você leu, você teria vocabulário suficiente para dá uma descrição interessante? E quando eu falo interessante, quero saber se você saberia usar combinações mais sofisticadas que "a good book", "an interesting book", "a boring book". Numa conversação, se você quisesse dizer as combinações "folhear um livro", "revisar um livro", "publicar um livro", estaria pronto pra se expressar sem causa estranhamentos? É isto que eu quero abordar hoje: os collocations com a palavra book. Vamos começar!

Existem diversas maneiras de caracterizar um livro. Se você for numa bilioteca, por exemplo, vai perceber que existem livros de todos tamanhos, cores, classes, gêneros, e isso dá uma infinidade de oportunidades para aumentarmos o nosso vocabulário. Um livro de capa dura, por exemplo, chamaríamos de paperback/hardpack book, um de segunda mão, a second-hand book. Se você gosta de um autor em particular, e tem esperado pelos seus próximos livros, em Inglês você está esperando por forthcoming books, que são livros que ainda estão para serem publicados. Agora se o livro do seu autor favorito foi finalmente publicado, você pode chamá-lo de "your favorite author's latest book", que significa o último livro do seu autor favorito [a ser publicado].

Agora se você, na verdade, quer se referir ao conteúdo do livro, avaliar a qualidade da leitura, existem vários adjetivos que podem ser utilizados para aposentar os tão usados bad e good. Para dizer que um livro é agradável, use o adjetivo delightful, como em a delightful book, um livro notável, a remarkable book. O livro também pode ser facinating (fascinante), useful (útil), controversial (controverso), thought-provoking (instigante), great (excelente).

Quanto as combinação verbo + book, você pode querer dizer flick/skim through a book (folhear um livro), to be engrossed/immersed/deep in a book (estar submergido no livro), proofread/revise a book (revisar um livro), read (ler), write (escrever), borrow (emprestar), put out/publish (publicar).

Agora o mais interessante: você sabia que book, como verbo, significa "fazer uma reserva" (pra um hotel, restaurante, uma passagem num cruzeiro)? É o ato de regitrar ou listar nomes (especialmente de pessoas) para um lugar, transporte, compromisso). Vamos ver os exemplos:

  • We booked a table at our favorite restaurant. (Nós reservamos uma mesa no nosso restaurante favorito.)
  • The travel agent booked us for next week's cruise (O agente de viagem nos reservou para o cruzeiro da próxima semana.)
  • We booked a conference room for the meeting next week. (Nós reservamos uma sala de conferência para a reunião da próxima semana.)
  • The agent booked tickets to the show for the whole family. (O agente reservou tickets do show para a família inteira.)
  • She booked herself a flight home last night. (Ela reservou um voo pra si mesma noite passada.)]
  • I've booked four seats for Friday's concert. (Eu reservei quatro assentos para o concerto de sexta-feira.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário