Páginas

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Como dizer madrugada em Inglês? (Baseado na música That’s what I want, de Lil Nas X)

Eu estava ouvindo a nova música de Lil nas X quando eu me deparei com um verso que me fez refletir sobre uma questão: como dizer, afinal, madrugada em inglês? Abaixo você percebe, dentre outras manifestações linguísticas comuns de músicas, a conjugação do verbo para a terceira pessoa aplicado incorretamente no primeiro verso, mas corretamente no segundo verso. Isso acontece muito em música porque, além de passar informalidade e rebeldia, as vezes coopera para sonoridade e tempo musical. Veja:

 I want someone who love me

I need someone who needs me

'Cause it don't feel right when it's late at night

Mas o que eu queria chamar atenção especial é o terceiro verso, que tem a expressão late at night. O significado é bem intuitivo: tarde da noite. Mas como se referir especificamente a madrugada, ou seja, as primeiras horas do dia enquanto ainda no tem luz natural, em inglês? 

Infelizmente, não existe um única palavra inglesa que é comumente usada da mesma forma que usamos em Português. Para passar esse sentido, nós precisamos usar algumas expressões. Abaixo você encontra opções:

In the early hours


They turned up here in the early hours. [Apareceram aqui de madrugada.]

They were getting up in the early hours. [Estavam levantando de madrugada.]

We used to go to bed in the early hours. [A gente costumava ir dormir de madrugada.]

My friend called me in the early hours. [Meu amigo me ligou de madrugada.]

I studied until the early hours. [Eu estudei até de madrugada.]


In the wee hours 


John goes to bed in the wee hours and gets up at lunchtime. [John vai dormir de madrugada e levanta na hora do almoço.]

The parents didn't come home until the wee hours. [Os pais só voltaram para casa de madrugada.]

I have to work in the wee hours. [Eu tenho que trabalhar de madrugada.]

They studied into the wee hours. [Eles estudaram até de madrugada.] 

In the small hours


We danced until the small hours. [Nós dançamos até de madrugada.]

I work in the small hours. [Eu trabalho de madrugada.]

We stayed up until the small hours to watch the game. [Nós ficamos acordados até de madrugada para ver o jogo.]


In the wee small hours


We were up until the wee small hours. [Ficamos acordados até de madrugada.]

The party continued into the wee small hours. [A festa continuou até de madrugada.]

They work in the wee small hours. [Eles trabalham de madrugada.]





Nenhum comentário:

Postar um comentário