Páginas

domingo, 1 de julho de 2018

to patronize, patronizing. O que significa?

Enquanto assistia a um episódio de "What Would You Do?", que é um programa que simula algumas situações controversas do dia a dia, eu encontrei o verbo to patronize usado duma maneira curiosa. No episódio, um casal lésbico é vitima de preconceito enquanto fazia compras para seu futuro bebê e, numa tentativa de ajudá-lo, uma cliente dá a sugestão que está no screenshot logo acima: "I think y
ou should patronize another store". O que ela quis dizer com isso?

Nesse contexto, patronize significa frequentar uma loja, hotel, restaurante de maneira regular. É importante frisar que, usado dessa maneira, esse é um termo considerado formal. Veja este exemplo: Special offer coupons can be effective in motivating shoppers to patronize certain establishments.

Mas o que inspirou de verdade a criação desse post é que patronize geralmente é usado duma maneira diferente. Pode também se referir ao ato de falar ou se comportar com alguém de uma maneira que sugira desdém ou a ideia de que o outro não é tão inteligente ou importante assim; é uma forma de tratamento questionável onde você de alguma maneira ou por alguma razão se considera superior. Veja: Stop patronizing me - I understand the play as well as you do.

Lembrando que, adicionando -ing, patronizing pode também ser um adjetivo e, no mesmo sentido aprendido anteriormente, dá característica a qualquer coisa ou pessoa com tom de superioridade ou desdém. Veja: It's that patronizing tone of hers that I can't bear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário