Páginas

sábado, 19 de setembro de 2015

Diferenças entre os verbos modais MAY & MIGHT

Eu já fiz um resumo sobre todos os usos de todos os verbos modais em Inglês e você pode conferí-lo através deste link aqui. Hoje, entretanto, eu quero focar no uso de dois verbos modais muito parecidos e que expiram bastante dúvidas: MAY & MIGHT.

Antes de qualquer coisa, é importante dizer que esses verbos correspondem ao verbo poder na língua portuguesa, mas poder no sentido de possibilidade. Por exemplo: Pode chover hoje a noite. A dúvida é: se ambos passam o mesmo sentido e podem ser substituídos nesse exemplo que eu acabei de dar, como saber distinguir entre um e outro então?

A resposta mais simples é: enquanto MAY implica uma possibilidade maior, MIGHT indica uma certa incerteza. Ou seja, trazendo mais uma vez o exemplo que eu acabei de dar acima, você vai optar entre may e might dependendo do grau de certeza que você tem de que vai ou não chover. Se houver uma possibilidade maior, talvez porque você já olhou pra o céu e notou a formação de algumas nuvens negras, você diz: It MAY rain tonight. Se sua suposição inspirar mais incerteza, talvez porque além de você não ter visto nenhuma previsão do tempo não há sinal nenhum de que vá chover, você usa o verbo modal might, como em: It might rain tonight.

Mas uma coisa eu tenho que confessar, por mais que isso vá ofender a alguns entusiastas gramaticais. É que eu tenho notado um certo uso descuidado e indistintivo desses dois verbos modais entre os nativos. Esses dois verbos meio que agem como sinônimos em muitos dos casos.

MAS CALMA. Eu estou falando apenas do uso desses verbos modais no sentido de possibilidade. Como nós também podemos usá-los no sentido de permissão, como em: May I go to the bathroom?, eu preciso esclarecer a mesma dúvida: qual a diferença entre may e might nessa situação? A resposta é um pouco mais simples: "Might I go to the bathroom?" também é possível. A diferença fica no tom de formalidade. Might soa ainda mais formal que may, apesar de que may já tem uma sonoridade formalizada. Se fôssemos organizar alguns verbos modais no sentido de permissão numa escala do menos formal para o mais formal, teríamos algo parecido como:

Can I go to the bathroom?
Could I go to the bathroom?
May I go to the bathroom?
Might I go to the bathroom?

Nenhum comentário:

Postar um comentário