Páginas

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Ignorance is bliss

Se você não entendeu a expressão do título de hoje, é talvez porque a palavra bliss é nova pra você. Bliss significa felicidade, bem-aventurança, alegria. Portanto, ignorance is bliss seria, numa tradução direta, "ignorância é felicidade". Você concorda com isso? Vejamos se você concorda ou nao.

Imagina que você descobre que um de seus parentes está com os dias contados para morrer. Ele tem uma doença terminal e, na verdade, não sabe que o seu tempo de vida é tão curto assim. Nessa situação, você acha que é melhor contar para ele? Algumas pessoas poderiam dizer: Ignorance is bliss. Isso porque ficar em completa ignorância da realidade traria alívio pra pessoa e, portanto, ela seria mais feliz.

Essa expressão também é usada duma maneira mais ofensiva. Por exemplo, muita gente acredita que as pessoas mais ignorantes tendem a ser mais felizes porque a alienação traz esse efeito para as pessoas. Uma pessoa que não é ligada em política e não entende a situação real de sua cidade, estado ou país, pode viver uma falsa sensação de felicidade por pura alienação. Imagina que você é rico de berço e nunca tirou um minuto de seu tempo para visitar as comunidades mais pobres da sua cidade, hospitais carentes, ou qualquer coisa que não faça parte do seu universo privilegiado. Você acaba sendo mais feliz porque acaba acreditando viver num mundo idealizadamente perfeito. Ignorance is bliss. Espero que tenha ajudado. Talk to you next time!

Nenhum comentário:

Postar um comentário