Páginas

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Familiarizando-se com a palavra EGO [collocations e expressões com a palavra ego]

A palavra ego dispensa qualquer tradução. Temos a própria palavra ego na nossa língua portuguesa, mas com uma pronúncia diferente. A pergunta é: você saberia combinar palavras com a palavra ego em Inglês? Quando eu falo de combinação, eu me refiro aos famosos collocations. Se você ainda não sabe o que são collocations, clique neste link. Além dos collocations, nós também temos algumas expressões. Hoje é o dia para nos familiarizarmos de uma vez por todas com a palavra ego.

Confira primeiro a lista de collocations com a palavra EGO:

ADJ.
big, enormous, huge, inflated, massive, strong
a conceited man with a very big ego
| fragile, weak
VERB + EGO
bolster, boost, feed, flatter, massage
She likes to mix with people who flatter her ego.
| bruise, damage, deflate, dent, wound

He was lucky to escape with just a bruised ego when he fell off his bike.

Dentre todas as expressões que eu consegui com a palavra EGO, eu vou trazer para vocês as que mais me chamaram a atenção. Para começar, dê só uma olhada nessas duas expressões que se opõe entre si: a blow to your ego / a boost to your ego. Eu digo que elas se opõem porque, enquanto a blow to your ego corresponde a mais ou menos a algo ruim para o ego, algo que o diminua, a boost to your ego significa algo positivo para o ego, algo que o aumente. It was a huge blow to his ego to find out he was so unpopular.

An ego trip: Imagina que você é convidado para dar uma palestra sobre o assunto que você mais tem domínio. No dia da palestra, tudo o que você faz parece aumentar cada vez mais o seu ego. Você se sente importante. Portanto, an ego trip nada mais é do que algo que você faz a fim de aumentar o seu próprio ego. Veja este exemplo: Running the university Film Society is a big ego trip for her.

Agora imagina que no final dessa mesma palestra, as pessoas vão até você e te enchem de elogios, cumprimentos e tudo que geralmente faz o ego das pessoas aumentar muito. They stroke your ego. A expressão stroke someone's ego significa elogiar, lisongear alguém. É como se você estivesse acertando em cheio o ego de alguém duma maneira bastante positiva. Veja estes exemplo: If you have trouble with him, just take a few minutes and stroke his ego. You'll soon have him eating out of your hand.

Tanto falatório em ego me fez lembrar duma música bastante famosa da cantora pop internacional Beyoncé. Você já ouviu a mússica Ego? Confira a letra da música para encrementar ainda mais os seus estudos sobre a palavra ego. Take care!

Nenhum comentário:

Postar um comentário