Páginas

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Como escrever um currículo em Inglês?

Para ilustrar as etapas da construção dum currículo em Inglês, eu vou abordar os seus principais índices e explicar o que cada um deles significa. Mas antes disso, eu gostaria de falar de algumas dicas genéricas sobre o que fazer ou o que evitar na hora de se pensar em criar um currículo em Inglês. Lembrando que algumas dessas dicas podem servir para currículos escritos em qualquer outra língua.

Primeiro, se você tem mesmo que preparar um currículo em Inglês, retire de uma vez por toda da sua cabeça a ideia de jogar tudo num tradutor automático e esperar que tudo venha pra você impecável. Tradutores não são tão confiáveis quanto você imagina. Eles te dão um suporte emergencial quando não existe outra alternativa ou oferecem uma ótima opção para a procura de significados de palavras isoladas, mas jamais deve substituir a tarefa dum tradutor profissional por exemplo. Além de que é muito simples distinguir um currículo que foi preparado pelas mãos de quem realmente sabe da língua e um que foi simplesmente jogado num tradutor automático.

Existem vários modelos de currículos já preparados disponibilizados na Internet. Uma boa referência é o site Free Resume Samples. Só esse passo já vai adiantar em praticamente 50% o processo de preparação do seu currículo. Os outros 50% vão depender da sua precisão na hora de apresentar informações, da sua ortografia, da sua gramática, pontuação e, é claro, do conteúdo que o seu currículo apresenta. Para tornar tudo isso que eu falei até agora em prática, confirá só algumas das principais partes dum currículo em Inglês com explicações. Essa referência eu consegui no portal da EnglishTown.

Executive or entry-level?
Um currículo pode ser dividido em diferentes seções dependendo do tipo de posição a que você está se candidatando. Um currículo executive (nível de administrador) também vai parecer muito diferente de um de entry-level (primeiro emprego).

Objective
Às vezes isso é incluído no início de um currículo para descrever qual é o objetivo de emprego do candidato: a posição específica que ele ou ela está almejando.

Personal profile
Isso é um sumário das principais habilidades, qualidades pessoais e conquistas do aplicante, e fornece uma visão geral no início do currículo.

Qualifications or education
Esta seção descreve sua educação e treinamento: qual universidade você cursou, suas melhores matérias, assim como outras qualificações.

Academic awards
Esta seção inclui quaisquer honors (prêmios) acadêmicos que você tenha recebido. Também pode incluir prêmios financeiros como b>fellowships, scholarships e grants.

Work experience or employment history
Esta parte do currículo deescreve seus empregos anteriores, incluindo o título do emprego, responsabilidades, datas de emprego e suas maiores realizações.

Certifications and publications
Um currículo profissional também pode incluir certifications (exames profissionais ou licenças), publications (livros ou artigos que você publicou) ou affiliations (sociedade com organizações profissionais).

References
Esta seção lista os nomes de pessoas que estão dispostas a recomendar o seu nome para um posto, como professores ou empregadores anteriores.

Cover letter

Somente um currículo não causa uma impressão tão boa. Ele deve ser acompanhado de uma carta que apresente o candidato e explica porque ele está se candidatando ao emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário