Páginas

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

O que é ter talento para línguas?

Muito se fala sobre aquelas pessoas que tem um talento especial dado pela natureza e que, portanto, nasceram para aprender línguas duma maneira muito mais fácil e intuitiva que qualquer outro ser humano convencional. Na verdade, eu não quero falar sobre esse cara porque, primeiro, eu não acredito que alguém vá ter esse talento pré-desenvolvido se não correr atrás de alguma forma. Segundo, muito pouco de nós nos identificaríamos com essas pessoas. Eu quero falar dos fatores que levam você a se tornar uma pessoa desenvolvida em quesito de habilidades linguísticas para aprender uma língua bem mais rapidamente do que uma pessoa com padrões mais desvantajosos.

A idade é algo que influencia muito. Aquela história de quanto mais cedo melhor pode sim ser a mais pura verdade, apesar de que pessoas adultas ja demonstraram uma captação melhor da segunda língua por justamente possuírem a primeira lingua de forma mais estruturada e, portanto, construindo um ponto de comparação vantajoso.

Outro fator que influirá na sua jornada de aprendizado de línguas é o quão próxima a sua língua mãe está ligada a língua alvo. Para nós, estudantes de Inglês, estudar uma língua que tem uma raiz distinta da gente acaba tornando os estudos muito mais dessafiadores do que quem aprende Espanhol, por exemplo, uma língua proveniente da raiz latina como todo mundo já sabe.

Outro fator é a acuidade auditiva. Isso que dizer, o quão bons e treinados seus ouvidos são para assimilar novos fonemas de uma língua estrangeira. Existe uma historia de ouvido absoluto, mas acvedito que isso se aplica mais ao universo da música. Dentro do universo linguístico, um ouvido absoluto seria aquele que, com facilidade, adquiriria a linguagem falada duma maneira muito mais fácil do que aquela pessoa, digamos, normal.

A sua personalidade também vai influenciar nos seus estudos. Se você for uma pessoa tímida, introvertida, várias das suas habilidades linguisticas serão comprometidas, porque pessoas assim geralmente não se permitem errar e estão muito mais auto conscientes do que a pessoa extrovertida. A ansiedade e o perfeccionismo também afetarão de maneira negativa nos estudos de quem cuja personalidade apresenta esses fatores,

E, por fim, a motivação. Quão motivado você está para aprender Inglês, por exemplo? Essa é uma pergunta bem fácil de se responder e vai depender duma serie de fatores. Se você está aprendendo por uma obrigação, por um interesse secundário, ou porque você realmente é apaixonado pela língua e não vai desistir enquanto não adquirí-la. A desmotivação, por outro lado, vem por conta de experiências ruins vividas anteriormente. Caso este seja o seu caso, não se deixe abater. Continue tentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário