2. utilize flash cards - eu entendo se você ainda não sabe o que são flash cards. Aqui no Brasil, eles não são tão populares quanto são nos Estados Unidos por exemplo; Mas a ideia é muito simples: em pequenos pedaços de papel, escreva a palavra inglesa que você quer memorizar e do outro lado a tradução ou a definição da palavra na própria língua inglesa. É interessante associar essa técnica à primeira mencionada acima. Anote em vários pedacinhos de papel aquelas palavras desconhecidas que você vai encontrando com o decorrer da leitura e em seu verso a sua tradução. Depois, é só colocá-las num recipiente como uma sacola ou uma caixa e ir pegando papel por papel. Se vier no lado da tradução, tente lembrar a palavra em Inglês; se vier a palavra em Inglês, tente adivinhar a sua tradução. Uma boa ideia é separar os papeis que você já conseguiu de certa forma memorizar num segundo recipiente. De vez em quando, volte para revisá-los.
3. ouça a língua inglesa o máximo possível - Talvez de todas as maneiras de se aprender vocabulário novo, essa é a mais natural e intuitiva. Afinal, é dessa maneira que aumentamos o vocabulário na nossa própria língua enquanto crianças. O problema é que quando você ouve uma palavra estrangeiura desconhecida, na sua mente aquilo não passa dum ruído sonoro e, portanto, não haverá aquisição de vocabulário novo. Por isso, assista ou ouça o mesmo material repetidas vezes com o auxílio do transcript se possível. Você vai ver que depois de determinado número de repetições, todo aquele novo vocabulário soará intuitivo o suficiente pra você agregar ao seu vocabulário ativo. O contato com a língua inglesa falada é o mais importante de todo o processo de aquisição da língua. Por isso, não subestime o poder dos seus ouvidos. Lembre-se que a língua é, acima de tudo, oral. A linguagem escrita nada mais é que uma invenção humana.
4. Converse com nativos nas redes sociais - Grande parte do meu próprio vocabulário procede das minhas inúmeras conversas com meus amigos estrangeiros virtuais. É interessante notar que quando eu me refiro a vocabulário, as palavras isoladas é apenas parte do conjunto. Os nativos também te proporcionarão contato com expressões novas, combinações de palavras e gírias que você jamais aprenderia numa sala de aula. É importante ressaltar também que exercitar a língua inglesa conversando com um nativo reforça ainda mais o vocabulário que você já possui, além de abrir espaço pra novas informações. Esse é o contato mais íntimo com a língua alvo porque, além de tudo, te proporciona um toque real com a cultura estrangeira e a forma de pensar do outro.
5. use a sua língua materna a favor da língua inglesa - A internet está cheia de gente dizendo que a língua materna deve ser completamente isolada da língua inglesa. "Pense apenas em Inglês, apenas em Inglês", é o que eles dizem. Eu discordo um pouco dessa teoria. Como adultos, nós temos uma incrível vantagem de podermos usar uma língua já adquirida como ponto de referência para a aquisição duma segunda língua. Por isso, enquanto você está conversando na sua própria língua materna, tente pensar como determinada palavra ou expressão seria expressa na língua inglesa. Toda vez que surgir alguma questão ou curiosidade, use o Google ao seu favor. Ele está aí para ser usado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário