Páginas

terça-feira, 26 de novembro de 2013

O que significam os termos freshman, sophomore, junior e senior? [termos usados nas escolas e universidades americanas]

Aqui no Brasil não é muito comum, mas em alguns países de língua inglesa [não todos], os estudantes recebem uma nomenclatura diferente dependendo de sua idade ou o ano que está cursando. Apesar disso ser ainda mais visível no universo acadêmico, os anos curriculares que o precedem não fogem a exceção.

Por exemplo, no jardim de infância os estudantes são chamados de kindergardeners. Depois daí, eles iniciam uma jornada de 12 anos de estudo antes de entrar na faculdade, sendo que os último quatro são para o que chamamos de ensino médio [high school]. Estudantes com idade menor de 18 anos, quando não chamados simplesmente de students, podem ser chamados de pupils.

Durante os 8 primeiros anos de estudos [ao que nós chamamos de ensino fundamental aqui], os estudantes podem ser chamados de 1st graders, 2nd graders, 5th graders, etc, de acordo com o ano que cursam. Quando finalmente entram no ensino médio [que diferentemente do Brasil, dura 4 anos], existe uma nomenclatura para cada ano. Esses termos também servem para o estudante de nível superior [já que a maioria dos cursos também duram 4 anos].

No primeiro ano do Ensino Médio ou Ensino superior, podemos chamar o estudante de freshman. As vezes, para neutralizar o termo [principalmente ao que se refere ao sexo do estudante], podemos usar o termo first-year student. No segundo ano, somos sophomores; no terceiro, juniors; e finalmente no quarto e último ano, seniors. É importante frisar que os Estados Unidos são a principal referência aqui. Em alguns países de língua inglesa, esses termos não são usados [quedirá desconhecidos], e que o estudante de ensino superior e ensino médio é intitulado simplesmente como first-year student, third-year student, etc.

Se você quiser generalizar um pouco mais os estudantes, saiba que o termo Underclassman refere-se coletivamente aos estudantes dos dois primeiros anos, ou seja, freshmen e sophomore. Quanto aos estudantes dos dois últimos anos, ou seja, junior e senior, o termo Upperclassman pode ser designado.

Essa realidade é bem diferente da nossa, não é? Se formos perguntados sobre termos usados principalmente no universo acadêmico, podemos lembrar dos calouros, estudantes que acabaram de ingressar numa faculdade, e os veteranos, que estão prestes a concluir. Fora isso, não há muito o que lembrar. Espero que tenha ajudado. Take care!

Nenhum comentário:

Postar um comentário