Páginas

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Como dizer "Dia da Consciência Negra" em Inglês?

Depois de amanhã, 20 de Novembro, será Dia da Consciência Negra. Além de estar prestando a minha homenagem aqui, falo sobre esta data porque achei que muita gente estaria procurando a expressão equivalente na língua Inglesa. O problema é que, nos países de língua inglesa, quarta-feira será apenas mais um dia do calendário. É que, para celebrar uma data relacionada à consciência negra, eles usam 15 de Janeiro, dia do aniversário de Martin Luther King. Fora isso, não há muito o que dizer realmente.

Mas se você quiser, digamos, 'americanizar' o nosso termo "Dia da Consciência Negra", aqui vão algumas sugestões: Back Awareness Day ou Black Consciousness Day. O problema é que não vai soar tão familiar quanto soaria para nós, brasileiros. Mas não fique frustrado. Já que estamos aqui, falando sobre esse assunto, vamos aprender também alguns termos usados para se referir ao afro-descendente. Lá na expressão citada acima, você percebe que black, em Inglês, corresponde ao nosso 'negro' em Português. Black é o termo mais comumente usado pelos nativos de língua inglesa porque possui uma conotação neutra. E só para que você saiba, a língua Inglesa também incorporou a palavra 'negro' [do mesmo jeito que é escrita em Português] ao seu vocabulário, mas diferente de como é em Português, o termo negro não soa muito adequado em Inglês. AFRICAN AMERICAN [afro-americano] é o termo perfeito para substituí-lo.

Falando em termos usados para se referir aos negros, existem alguns que você não vai querer usar de jeito nenhum: nigga, nigger e coloured. As vezes, você pode ouvir negros usando essas palavras para se dirigir entre si, mas o tom é sempre engraçado e divertido. O que não seria tão engraçado e divertido, entretanto, é ver um branco se referindo a um negro com esses termos. Na maioria dos casos, existem grandes chances deles se ofenderem. Iria soar mais ou menos como "crioulo", "negrinho" em Português. Take Care!

3 comentários:

  1. I liked it so much!!! I'd never known about those words before. Keep up working!!! Congrats for the Blog.

    ResponderExcluir
  2. thanks dude... congratulations on your good work on English in Box too. Take care!

    ResponderExcluir