A análise morfológica é baseada nos estudos das classes gramaticais, Ou seja, para se fazer uma análise morfológicas, nós devemos saber identificar a que classe gramatical cada palavra duma sentença pertence. E essas classes, como vocês já devem conhecer, são: substantivos, artigos, pronomes, verbos, adjetivos, conjunções, interjeições, preposições, advérbios e numeirais. Duma forma direta e resumida, a análise morfológica lida com a estrutura das palavras, enquanto a análise sintática analisa a estrutura das orações. Apesar das classes gramaticais serem divididas entre tantos termos, a análise morfológica pode se tornar mais simples por se tratar de palavra por palavra. É o exercício de identificar a que classe cada palavra numa setença pertence e encará-la como partes segmentadas.
Já na análise sintática, as partes segmentadas não são necessariamentes uma palavra por vez. As vezes, analisamos uma palavra isolada através de que função ela desempenha dentro da oração, outras vezes um conjunto de palavras faz parte da mesma denominação. Isso porque, como dito anteriormente, a sintaxe está mais ligada a análise da estrutura das orações, não necessariamente as palavras isoladas. De uma forma ou de outra, ambas as análises existem para analisar como o significado é produzido em determinada linguagem, seja ela a língua portuguesa ou a língua inglesa. Na análise sintática, nós temos o sujeito, adjunto adverbial, objeto direto e indireto, complemento nominal, aposto vocativo, predicado, etc.
Para ilustrar tudo o que falei até agora, eu trago um exemplo de sentença para ser analisada a partir dos dois tipos de análise, a morfológica e a sintática.
Marcos e Paulo gostam de estudar todos os dias.
Morfologicamente temos:
Marcos - substantivo próprio
Paulo - substantivo próprio
Gostam- verbo (gostar)
De - preposição
Estudar - verbo no infinitivo (forma original)
Todos- pronome indefinido
Os- artigo definido
Dias- substantivo simples
E sintaticamente:
Marcos e Paulo - sujeito composto (dois núcleos)
Gostam de estudar todos os dias- predicado verbal
De estudar - objeto indireto (complementa o sentido do
verbo)
Todos os dias - adjunto adverbial de tempo
fonte: http://www.brasilescola.com/gramatica/analise-sintatica-analise-morfologica.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário