No blog, eu já falei sobre como dizer puxa-saco em Inglês. Um yes-man, apesar de não ter que ser necessariamente um puxa-saco, tem tudo para ser. Na verdade, ele está mais para um capacho do que um puxa-saco. Isso porque um yes-man é o tipo de pessoa que concorda com qualquer coisa que um superior sugere, que se rebaixa em nome de uma hierarquia, cuja obediência é inquestionável independentemente de suas convicções pessoais. Como o próprio termo yes-man sugere, é o tipo de pessoa que diz sim pra todo mundo sempre que é conveniente [especialmente para ganhar favores].
Essa expressão me fez lembrar do filme que Jim Carrey protagoniza, Yes man [sim, essa expressão tanto pode ser usada com hífen como sem hífen]. Nele, Jim Carrey interpreta alguém que só sabe dizer não para tudo, tanto para as pessoas quanto para as oportunidades, até que um dia se envolve com uma filosofia de vida onde sim é a resposta para tudo. Você já deve ter assistido esse filme, e deve saber que essa filosofia de vida acaba levando Jim para situações um tanto inconvenientes no final. Mas isso não interessa agora. Veja apenas alguns exemplos do termo yes-man em uso: 1) He denies that he's simply a yes man, and insists he'll be making major chances to the way the club is run. 2) His career consisted of only being a yes man to whoever he worked for.
E por falar em capacho, temos também o que chamamos de maria-vai-com-as-outras. Talvez um yes-man também seja considerado um maria-vai-com-as-outras, já que está sempre concordando com o que os seus superiores dizem, sem qualquer tipo de contestação ou imposição. Mas existe na verdade uma outra expressão. Veja: You're like sheep when it comes to politics. Isso mesmo, usamos a palavra sheep [ovelha] para fazermos referência ao tipo de pessoa que segue a opinião de um bando e não tem opinião própria. Você também pode usar o verbo follow, como em: We may have to get over the fact Obama is president, but don't expect us to follow like sheep. É isso pessoal. Take care!
Nenhum comentário:
Postar um comentário