1. Ouça podcasts - Se você não tem ideia sobre o que são podcasts, eles nada mais são que áudios gravados para você ouvir na hora ou onde você quiser. Alguns falam sobre notícias, outros falam sobre músicas e outros falam sobre aprendizado de línguas, que no nosso caso é mais que conveniente. Quando eu iniciei meus estudos, eu era viciado nesses podcasts. Apesar de não entender tudo o que eles diziam, era bom saber que eu estava imergido na cultura inglesa apesar de não estar numa pais de língua inglesa. Entenda uma coisa: Se você quiser falar Inglês, você tem que ouvir inglês o máximo possível, e não o caminho contrário. E podcasts são muito acessíveis. Não são reservados apenas para aqueles que tem um device da Apple. A maioria ou talvez todos os sistemas operacionais dos celulares de hoje em dia tem uma opção para ouvir podcasts. Além dessa opção, você consegue achar vários podcasts disponíveis diretamente na internet, sem precisar de qualquer aplicativo ou intermediador. Apenas disposição e um fonde de ouvido.
2. Ouça música e busque por vocabulário novo, além de treinar a sua pronúncia - Um dia, eu mencionei aqui no blog que música foi feita para ser curtida e não para ser usada como ferramenta pedagógica. Apesar de oferecer uma possibilidade de aprendizado, seu conteúdo as vezes é muito poético ou fora dos padrões da realidade da língua falada do dia-a-dia. Não que eu tenha mudado de opinião. O vocabulário das músicas geralmente fogem realmente da forma com que as pessoas falam no dia a dia, mas mesmo assim, como um agregador, funciona muito bem. Dentre muitas coisas que o aprendizado de Inglês através de música faz, ele te traz novo vocabulário e um convite tentador para treinar a pronúncia. Afinal de contas, quem é que consegue ouvir a sua música predileta e não cantar junto? Para falar a verdade, eu acho que a música beneficia, mais do que qualquer outra coisa, a pronúncia dos estudantes de Inglês. Ela força você a até reproduzir determinado sotaque, porque se você não expressa a letra da música da forma do cantor, soa estranho. Então você tenta automaticamente se corrigir ou se policiar mais. Isso é muito importante para quem quer afiar o seu sotaque ou pronúncia de Inglês.
3. Assista suas séries/filmes favoritos em Inglês - Filmes são o que mais se aproximam da cultura do país que você está interessado, como os Estados Unidos. Muitas pessoas, apesar de não estarem interessadas em aprender inglês, já conhecem muito da forma do americano pensar por essa exposição constante de conteúdo mutimídia aqui no Brasil e nos outros quatro cantos do mundo. Para nós, estudantes de Inglês, assistir a um filme em Inglês é muito mais que entretenimento. É uma ótima oportunidade para aprender vocabulário novo e pegar o rítmo da fala dos personagens. Uma dica, além daquela de assistir com legenda e depois sem, é tenta repetir junto com os personagens as suas falas. Se soar errado, você tenta até conseguir. Mesmo que você não consiga reproduzir a falar do personagem exatamente como ele diz, você está treeinando a sua audição. Da próxima vez que você ouvir alguem falando aquilo, você vai entender automaticamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário