Páginas

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Much ado about nothing: o que isso significa? [post inspirado na peça de William Shakespeare]

Como parte de uma das avaliações finais da faculdade, recebi o desafio de falar sobre a obra de Shakespeare "Muito Barulho por Nada", cujo título original é "Much Ado About Nothing". E é justamente o título original da obra que me encorajou a criar o post de hoje. Isso porque a palavra "ado" pode ser responsável pela construção de muitas expressões interessantes, e uma delas você já sabe: much ado about nothing.

Essa expressão é na verdade um clichê utilizado para descrever situações muito efervescentes mas cuja importância não é lá grande coisa. A obra de William Shakespeare não recebe esse nome à toa. O que melhor retrata isso na sua peça é um casal que vive em pé de guerra, mas que no final acaba se casando [ou seja, muito barulho por nada]. Na vida real, você pode utilizar essa expressão para descrever situações parecidas. Por exemplo, você encontra duas pessoas discutindo por motivo nenhum, ou por um motivo pouco importante. Você então pode dizer algo parecido como: All this arguing is much ado about nothing. [toda essa discussão é muito barulho por nada.]

A próxima expressão com a palavra ado é muito utilizada em apresentações, palestras, ou em qualquer tipo de fala em público. Por exemplo, você é apresentador de uma programa de TV e, antes que o próximo convidado entre no palco, você faz uma vasta introdução sobre a carreira dele. Como forma de não se delongar nas suas palavras, você diz: without further ado, I would like to introduce Bill Franklin! [sem mais delongas, eu gostaria de apresentar Bill Franklin!] É muito comum também encontrar essa expressão em textos escritos quando, depois de uma longa introdução, você quer ir direto ao ponto. É isso pessoal. Take care!

Um comentário: