Páginas

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Inglês com vídeo: Hacking language learning / e a minha opinião sobre o que é falado no vídeo



Hoje eu trouxe mais um vídeo de, digamos, motivação, se é essa mesmo a entitulação do tipo desse vídeo. Eu diria mais que é um vídeo sobre paixão pela arte de se aprender línguas. Nela, nós vemos um estudante de línguas testemunhando todas as inseguranças e dúvidas que qualquer estudante tem ou já teve durante seus estudos.

No vídeo há alguns tópicos que ele separou para organizar mais as ideias de seu discurso. Eu vou pegar tópico por tópico e dizer o que eu mesmo penso de cada um. Por exemplo, no primeiro tópico, ele se refere àquelas pessoas cuja desculpa para não aprender línguas é que ela não nasceu com o que podemos chamar de o talento especial ou o gene para línguas.

Como ele mesmo disse, é sim possível que existam pessoas com uma habilidade maior para se aprender uma língua estrangeira. Mas foi mais que comprovado que a mente de qualquer pessoa, com exceção daquelas que possuem algum tipo de deficiência linguística, é capaz de adquirir uma lingua independentemente da idade, sexo ou lugar em que ela vive. Se você achar que tem uma resistência um pouco maior em relação aquele seu colega que sempre tira as notas máximas na sala, simplesmente estude um pouco mais e você vai alcançá-lo naturalmente.

Ele endereçou o segundo tópico para aquelas pessoas que se acham muito velhas para aprender uma língua. Uma furada. As pessoas tem mania de dizer que uma criança aprende uma língua com mais facilidade. Eu não estou dizendo que isso não seja a verdade, mas também não é a verdade absoluta. Uma pessoa adulta, usando os métodos corretos, pode se beneficiar ainda mais do domínio maior da língua materna que uma criança não tem para acelerar o processo de aquisição da língua.

No outro tópico, ele fala que a desculpa de algumas pessoas é a de não poder viajar para o país da língua alvo agora. Eu poderia me identificar com essa categoria, mas escolhi não me deixar abater. Existem exemplos de grandes falantes da língua inglesa que aprenderam e chegaram a um nível extremamente fluente sem precisar pensar em deixar o pais de origem. Hoje em dia que o diga. Com tanta tecnologia de comunicação, você pode estar em qualquer lugar do mundo e conversar com qualquer pessoa. É só uma questão de motivação e de se permitir arriscar.

O vídeo continua tratando de vários outros itens e, mais importante, desperta a sua vontade em querer se aventurar nesse universo tão árduo, mas ao mesmo tempo, tão compeensador da língua estrangeira. Embarque conosco nessa viagem que você não vai se arrepender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário