Páginas

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

4 Motivos que fazem estudantes de Inglês desistirem no meio do caminho

1. estudar Inglês porque alguém obriga - Muitos pais já tem a consciência da importância do aprendizado de línguas. O problema é que eles as vezes impõem essa necessidade de forma brutal. É necessário que, antes de reconhecer essa necessidade, haja pelo menos um acordo entre ambas as partes sobre o compromisso que haverá com a língua alvo. Se, mesmo assim, o estudante não se sentir estimulado o suficiente para estudar, seja por falta de interesse ou falta de identificação com os estudos, é melhor mesmo que os estudos sejam suspensos. Estudar Inglês ou qualquer língua hoje em dia custa dinheiro, e desperdiçá-lo nunca é uma boa ideia.

2. estudar Inglês por uma necessidade - Antes de começar a estudar Inglês, você precisa determinar os porquês de você estar iniciando essa jornada. Isso ajuda a você traçar um trajeto pra sua vida que, aliás, tende a ser a longo prazo. Se, ao fazer essa reflexão, você concluir que a motivação maior seja por uma necessidade do emprego ou por qualquer outro fator externo que não esteja diretamente envolvido com a sua vontade, é melhor você repensar os estudos. É bom sim ter um estimulador como a promessa dum emprego melhor ao estudar Inglês, ou até mesmo o desejo de viajar pra fora do Brasil, mas a essência do desejo de se adquirir uma segunda língua tem que ser simplesmente porque você gosta e se sente bem ao redor daquele assunto. Mais do que qualquer outra coisa, a paixão pelos estudos por si só é o fator chave que determinará se você continuará seus estudos ou não.

3. estudar Inglês porque todo mundo está estudando - admitir que a língua inglesa está sendo cada vez mais aceita e estudada pelos cidadãos brasileiros é so um passo. O outro é, não apenas ser mais um dentro dessa estatística, mas alguém que quer fazer parte duma estatística menor: aqueles que realmente se tornam fluentes na língua. Porque todo mundo sabe que, apesar do número de estudantes de Inglês está crescendo, o número de pessoas realmente proficientes na língua ainda é pequeno. Por isso, não estude porque todo mundo está entrando na onda. Você não encontrará estímulo suficiente nessa razão para se tornar fluente de verdade. No máximo, alcançará um conhecimento raso e superficial da língua.

4. Escolher o método ou a escola errada - apesar desse tópico vir por último, eu o considero o mais importante de todos. Isso porque se torna muito mais fácil você se desestimular e, consequentemente, desistir dos seus estudos se você está usando o método errado de estudo. Escolas que se baseiam em muita leitura, exercícios entediantes, pouca interatividade, geralmente são escolas que formam estudantes frustrados. Tanto é que, aqui no Brasil pelo menos, os estudos de Inglês que fazem parte da grade escolar do ensino básico é sempre tida como entediante e chata. Quase ninguém começa a gostar de Inglês porque na escola básica foi estimulado. Por isso, rodei-se de bons métodos e de pessoas apaixonadas pela língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário